Vigilância Sanitária realiza fiscalização de comércio na Festa da Vitória Régia

29.11.19 - 10H52

Na última semana, os comerciantes receberam capacitação de inspetores da Visa para garantir alimentos seguros à população.

Inspetores da Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife farão fiscalização e ações educativas no comércio informal de alimentos durante a 41ª Festa de Vitória Régia, nesta sexta-feira (25). O objetivo da ação é garantir que os produtos sejam vendidos de forma segura.

Na última semana, os comerciantes que trabalharão no evento receberam capacitação sobre “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos”. Durante a atividade, os vendedores foram orientados sobre a forma correta de acondicionamento dos alimentos e como protegê-los de poeira, saliva e insetos; a proibição do uso de acessórios (colares, brincos e anéis) e as recomendações de que utilizem roupas limpas, de preferência de cor clara, e de que prendam o cabelo com touca, lenço ou boné.

De acordo com a Visa Recife, os produtos comercializados devem ser acondicionados em temperatura e condições de higiene adequadas. Além disso, o gelo deve conter selo sanitário de autorização; molhos devem ser vendidos obrigatoriamente em sachês; embutidos e carnes precisam ser mantidos refrigerados; espetinhos têm que ser industrializados com o registro dos órgãos competentes; frutas e verduras devem ser levadas já cortadas e guardadas em recipientes com tampas. Materiais de vidro também não devem ser utilizados.

Categorias