Ações da Vigilância Sanitária no enfrentamento ao Novo Coronavírus

 

As ações da Vigilância Sanitária, direcionadas ao enfretamento do Novo Coronavírus, tiveram seu início no mês de março, com o objetivo de inspecionar os serviços de interesse a saúde quanto ao cumprimento das medidas preventivas determinadas pelos Decretos, Leis, Portarias, RDC’s da ANVISA e Notas Técnicas.

Diante do cenário epidemiológico da doença, a vigilância sanitária iniciou no mês de abril, plantões extraordinários aos sábados e domingos e ampliou a capacidade da ouvidoria por meio de comunicação direta com a VISA para recebimento de denúncias e agilidade das respostas.

No período de março à novembro, foram realizadas 15.181 inspeções sanitárias nos estabelecimentos de interesse à saúde (supermercados, padarias, bares, restaurantes e similares, drogarias, clínicas e consultórios, instituição de longa permanência para idosos, funerárias, academias de ginástica, salões de beleza, escolas, comércio de praia, entre outros.

Foram realizadas 53 interdições, emitidos 107 Autos de infração, 1.047 termos de notificação e 139 atendimentos à denúncia pelo canal direto da VISA com resposta rápida.

A VISA também teve participação na elaboração dos protocolos de convivência com o Novo Coronavírus e emissão Notas técnicas, assim como participação em reuniões com diversos setores da prefeitura e governo do estado para planejamento das ações, assegurando o efetivo atendimento das demandas. Participou também, das ações nas Estações Itinerantes da Secretaria de Saúde.